Presidente do POACVB, Adriane Hilbig, assina coluna de opinião no Jornal do Comércio (Porto Alegre / RS), publicada em 20 de fevereiro de 2020.
Texto integral:
É inegável que o turismo de negócios ou de eventos vem crescendo em Porto Alegre. E continuará crescendo, como fator de atração de visitantes, graças ao trabalho que o Convention & Visitors Bureau (POACVB) vem realizando ao longo de mais de duas décadas. Como entidade empresarial, o POACVB lidera todo o processo de captação de eventos nacionais e internacionais, com o objetivo de trazer um fluxo maior de visitantes para a cidade e região metropolitana. Isso estimula a competitividade do mercado, a movimentação de negócios, impactando diretamente no desenvolvimento econômico da Capital. Hoje, um dos grandes objetivos do Porto Alegre Convention Bureau é unir esforços com a sociedade e com o poder público, no sentido de, cada vez mais, evoluir em ações para a expansão do turismo de negócios e lazer.
Chega a 43% o percentual de participantes de congressos e feiras realizados em Porto Alegre, que permanecem na cidade, por mais dois ou três dias após o término do evento, envolvidos com passeios e compras. Pesquisas comprovam que o mercado de eventos em Porto Alegre gera grandes efeitos multiplicadores. Para cada R$ 1,00 gasto no setor, voltam R$ 1,50 para a economia, sendo que os segmentos mais impactados são os de hospedagem, alimentação e serviços diversos. O desafio, aqui, é fazer com que os atrativos da cidade sejam motivadores para que estas mesmas pessoas desejem retornar à cidade. Mas, para isso, é preciso intensificar também o trabalho de mostrar o que Porto Alegre tem de bom, como sua rede hoteleira, equipamentos de qualidade, acessos rápidos de entrada e saída da cidade, considerável mobilidade urbana, entre outros. Por outro lado, fazer com que o porto-alegrense valorize e se orgulhe de sua cidade, é um trabalho de conscientização permanente, que depende de todos.
Um bom começo foi a reestruturação da orla do Guaíba, criando espaços para eventos e lazer da população, dos quais podemos nos orgulhar. Somente esta obra de revitalização no Centro Histórico de Porto Alegre causou um impacto extremamente positivo sobre os organizadores que escolhem a Capital para a realização de seus projetos. Isto representa um incremento dos serviços de hotéis, gastronomia, transporte e outros impactos econômicos na cidade.
O Convention Bureau trabalha para que Porto Alegre seja uma referência entre as capitais do Brasil que mais recebem eventos, contribuindo de forma significativa para economia de toda a região.
Adriane Hilbig
Presidente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau
(Foto ilustrativa: Joel Vargas / PMPA)
Commentaires