MARCOS ARQUITETÔNICOS DE PORTO ALEGRE QUE MERECEM UMA VISITA

Passear a pé pelo Centro Histórico, assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba, passar uma tarde no Parque da Redenção são só algumas das atrações que Porto Alegre oferece aos seus moradores e visitantes. Entre uma caminhada, um passeio de carro ou ônibus, é possível conferir a diversidade de estilo das construções da Capital, espaços repletos de história e significado que nem todos conhecem. Que tal saber um pouco mais sobre alguns deles?
A DIRETORIA DE TURISMO E EVENTOS da Prefeitura de Porto Alegre preparou uma lista de 11 marcos arquitetônicos para visitar em Porto Alegre.
Confira:
1 - SOLAR DA TRAVESSIA PARAÍSO
O sobrado colonial é um dos raros exemplos remanescentes da arquitetura luso-brasileira na cidade. Construído nos anos 1820 e de autoria desconhecida, é um dos prédios mais antigos de Porto Alegre. Em 1994, a Prefeitura o reconheceu como sítio arqueológico e restaurou o imóvel, que atualmente é a sede do festival internacional de teatro Porto Alegre Em Cena.
Endereço: Travessa Paraíso, 71 – Bairro Santa Tereza
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, mediante agendamento pelo telefone (51) 3289 8176 ou e-mail portoalegreemcenafestival@gmail.com. Entrada gratuita.
2 - COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE
Em 1872, foi lançada a pedra fundamental do prédio que seria conhecido como Velho Casarão da Várzea. A autoria do projeto, inaugurado em 1887, é do alemão Wilhelm Ahrons e é o estilo neoclássico que predomina em sua arquitetura.
Em 1912, foi criado e instalado ali o Colégio Militar de Porto Alegre. Inicialmente um prédio térreo, o quadrilátero que ocupa toda quadra e tem um pátio interno de 8.500m² recebeu diferentes alterações ao longo de sua história, como o novo pavimento e as maiores estátuas de adorno de Porto Alegre, colocadas em 1914, data da primeira ampliação. Estão representadas as imagens de Marte/Ares (deus da guerra) e Minerva/Atena (deusa da sabedoria).
Endereço: Av. José Bonifácio, 363 – Bairro Farroupilha
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 7h30 ao meio dia e das 13h45 às 16h. Nas sextas-feiras é possível conhecer o local apenas no turno da manhã, das 7h30 ao meio-dia. Não necessita agendamento. Entrada gratuita.
3 - TRAVESSIA DOS VENEZIANOS
Construído no início do século XX, o conjunto da Travessa dos Venezianos é um testemunho das habitações populares típicas da época, feito para funcionar como casas de aluguel pela população de baixa renda. Na época, essa área era um subúrbio e vivia o risco permanente de enchente, em função do percurso original do Arroio Dilúvio.
As habitações são decoradas por um friso contínuo, que reforça o sentido de conjunto na composição. O calçamento da via ainda é o original, datado dos anos 20. Atualmente, entre as construções que compõem da Travessa dos Venezianos, há residências, cafés, bistrôs e outras atividades comerciais.
Endereço: entre as Ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco – Bairro Cidade Baixa
Visitação: por se tratar de via pública, o espaço pode ser visitado em qualquer dia e horário de forma gratuita.
4 - CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
O início da construção da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, ou Igreja Matriz Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, data de 1921, porém sua conclusão só foi realizada em 1986, quando todas as partes do projeto e pintura foram finalizadas. Com um estilo neorrenascentista, a igreja foi um projeto realizado pelo italiano Giovanni Battista Giovanele. A posição privilegiada onde foi edificada sugeriu ao arquiteto a ideia de dar à cúpula um volume que chamasse a atenção dos fiéis, atingindo 65 metros de altura. O templo possui 80 metros de comprimento e pode abrigar cerca de 1.100 pessoas sentadas.
Endereço: Rua Duque de Caxias, 1047 - Centro Histórico
Visitação: segundas-feiras das 9h ao meio-dia e das 13h até o encerramento da missa das 18h45. De terça a domingo das 9h ao meio-dia e das 13h às 14h – até 02 de março (período de férias). Após a data, o fechamento do local acontece depois da missa das 18h45. Entrada gratuita. Missas: domingos às 10h, de terça a sexta às 12h10 e diariamente às 18h45.
5 - PALÁCIO DA JUSTIÇA
O projeto, resultado de um concurso público e concebido em 1953 por Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet, é um marco do movimento moderno no Rio Grande do Sul. Como ocupa todo um quarteirão, permite uma visualização integral. Possui uma malha de pilares no térreo, um grande plano de vidro e brises metálicos no corpo da edificação e uma fachada cega voltada à Praça Marechal Deodoro, que serve de base para uma grande escultura em bronze de Themis, deusa grega da justiça.
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 55 - Centro Histórico
Visitação: visitas podem ser marcadas com antecedência, bastando solicitação de data ao Memorial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br ou pelo telefone (51) 3210 7176. Entrada gratuita.
6 - CENTRO ADMINISTRATIVO DO RIO GRANDE DO SUL
A construção de um espaço que concentrasse a maior parte das secretarias do Estado iniciou-se em 1976, porém a inauguração só ocorreu em março de 1987. Os arquitetos Charles René Hugaud, Ivânio Fontoura, Leopoldo Costanzo e Luis Carlos Macchi e Cairo Albuquerque foram os responsáveis pelo projeto do prédio, que é um marco visual da paisagem da cidade. O CAFF - Centro Administrativo Fernando Ferrari - é um edifício de 22 andares, cujas empenas curvas nas fachadas leste e oeste fazem referência ao estilo de Oscar Niemayer. Como curiosidade, vale destacar que muitos porto-alegrenses as descrevem como “uma grande rampa de skate”. Está localizado próximo ao Largo dos Açorianos, que conta com o Monumento aos Açorianos e a Ponte de Pedra.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501
Visitação: aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. No Largo dos Açorianos é possível contemplar a vista externa do prédio, bem como o Monumento aos Açorianos e a Ponte de Pedra, que data de 1848.
7 - CONJUNTO "ENCOSTA DO POENTE&q