Gambrinus – o restaurante mais antigo de Porto Alegre – está celebrando 130 anos de atividades, com o lançamento de novos rótulos para sua linha de cervejas artesanais estilo Pilsen, Witbier, Red Ale, IPA e Weiss, em garrafas de 600 ml.
O design do material foi idealizado a partir de uma pintura de parede feita por alemães, quando o restaurante ainda era um espaço de festas e reuniões, criado em 1889, e que era frequentado por imigrantes alemães. A descoberta do desenho ocorreu por ocasião de uma reforma nos anos 90.
Segundo João Melo, proprietário do Gambrinus, a ideia é que a história do restaurante esteja presente nos produtos de marca própria da empresa, possibilitando que os frequentadores, visitantes e turistas possam levar um registro deste empreendimento centenário para seus lares e lugares de origem, como lembrança pessoal ou como presentes para parentes e amigos.
As relíquias do Gambrinus estão em todas as paredes revestidas em azulejo português e decoração em madeira: um relógio de madeira, que se mantém funcionando apesar do tempo; antigas válvulas de bombas de chope e a cadeira sempre utilizada por Francisco Alves, cantor carioca falecido na década de 50, quando vinha a Porto Alegre. Ela está pendurada a mais de dois metros de altura. Tudo isto chama a atenção do público.
E, assim, o restaurante segue contando sua história, mesclada à própria trajetória do Mercado Público de Porto Alegre, e brindando, com cada novo cliente que chega, a uma interessante volta ao passado.
Foto: Jornal do Mercado
Comments