Shopping Total -
Av. Cristóvão Colombo, 545, prédio 2, 4º andar.
Alameda dos Escritores | 
Bairro Floresta 
CEP: 90560-003 | Porto Alegre/RS | Brasil 

Email: comunicacao@visiteportoalegre.com

Phone: +55 (51) 3018.7373

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

IDENTIDADE VISUAL

Clique no ícone e faça o download

de nossa identidade visual.

Todos os direitos reservados ao Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

Qual a marca que marca Porto Alegre?


A capital gaúcha possui muitos atributos que definem a sua identidade, mas carece de uma marca símbolo única que sintetize e defina a sua imagem. Mas isso está prestes a acabar.

No mundo globalizado, torna-se imperativo buscar a diferenciação. Dentre outros tantos atributos, a diferenciação é o que efetivamente é percebido como o mais significativo fator de relevância. O que torna algo realmente um destaque em relação aos demais da sua categoria, sejam produtos ou serviços. A premissa aplica-se também em relação às cidades. Chegar a este resultado é a tarefa de um processo de comunicação e marketing chamado Place Branding.


A força dessa comunicação tem um poder de fixação admirável. Por exemplo: pense no Rio de Janeiro, ou Paris, ou Nova York, ou Sydney, na Austrália. Ao ler o nome de cada uma destas cidades, por uma fração de segundo, a sua mente resgatou uma imagem mental, e possivelmente foram o Corcovado, a Torre Eiffel, o Empire State Building e a Opera House. Este é o poder da chamada Marca-Lugar, o “logo” da cidade, a assinatura de um local ou território. Feliz a cidade que já conquistou este privilégio. Às demais, só resta buscar essa condição. E é o caminho que Porto Alegre está percorrendo neste momento.


A Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesing RS), em parceria com o movimento coletivo Pacto Alegre, está conduzindo há cerca de dois anos e meio um estudo sobre a definição da Marca-Lugar para Porto Alegre. Após passar por etapas de pesquisa, consultoria popular, rodadas de discussão, grupos de trabalho multidisciplinares, em breve serão divulgadas as três marcas desenvolvidas. As marcas passarão posteriormente por mais uma etapa de votação popular.


A marca vencedora será aquela a ser “adotada” pela cidade. Importante salientar que, nesse processo (totalmente voluntário), não há o protagonismo dos seus idealizadores, pois a autoria será coletiva e a propriedade, comunitária. Não será uma marca de valor comercial, mas de valor afetivo.


Nesse processo final, será fundamental o engajamento de todos os setores no sentido de assumir esta Marca-Lugar, tanto quanto possível, em todos os seus processos de comunicação. Só assim a nossa Porto Alegre poderá ter uma imagem símbolo para chamar de sua.


(Originalmente publicado na coluna "Nossa Porto Alegre" do POACVB no Jornal do Mercado - Jan/2020)

16 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon