IV Congresso Latino-americano de Toxicologia Clínico-laboratorial

24/06 a 27/06

IV Congresso Latino-americano de Toxicologia Clínico-laboratorial

Promotor:

Associação Latino-Americana de Toxicologia Clínico-Laboratorial: Ambiental, Experimental e de Nanom

Local:

Salão de Atos da UFRGS

Sobre o evento

IV Congresso Latino-Americano de Toxicologia Clínico-Laboratorial (ToxiLatin 2025): Avançando na Era do Expossoma
O ToxiLatin 2025, promovido pela Associação Latino-Americana de Toxicologia Ambiental, Experimental e Nanomateriais (ASTOXILATIN), é um evento científico de destaque na América Latina, dedicado a enfrentar os desafios emergentes da Toxicologia. Visto que este congresso é uma oportunidade única para explorar a era do expossoma, um conceito que integra fatores genéticos e exposições a xenobióticos através de água, ar, alimentos, solo, medicamentos e cosméticos, destacando os impactos na saúde humana.

Dessa forma, o evento tem como proposta central debater os desafios do estudo do expossoma em contextos ambientais, ocupacionais e experimentais, com ênfase em temas como:

Atenção primária à saúde de indivíduos cronicamente expostos a agentes tóxicos.
Políticas para antídotos em intoxicações agudas e formação de profissionais especializados na América Latina.
Avaliação da segurança de medicamentos e da qualidade do ar.
Uso do modelo peixe-zebra como ferramenta na pesquisa em Toxicologia.
Perícia ambiental e impactos das mudanças climáticas nas intoxicações.
Mas alinhado à Agenda 2030, o ToxiLatin 2025 reforça a necessidade de especialização técnico-científica de estudantes, docentes e profissionais da saúde. Assim, o evento contribui com a finalidade de disseminação de inovações na área, promovendo a qualificação dos participantes para enfrentar problemas sociais e ambientais emergentes.

Além disso, o congresso terá um papel fundamental na interação entre pesquisadores e profissionais de diferentes países da região, promovendo colaborações científicas e soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos países latino-americanos. Ou seja, este esforço ganha ainda mais relevância no contexto da reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul, severamente afetado por enchentes provocadas pelas mudanças climáticas.

Portanto, participe do ToxiLatin 2025 e seja parte do avanço da Toxicologia na América Latina, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável e sustentável!

Estamos prontos e de braços abertos!

Realize o seu evento em Porto Alegre!

Envie a sua solicitação
EspanholInglêsPortuguês
Text